Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dona Teresa

Prometi a mim mesma que iria dormir, mas o dia de hoje foi tão atribulados nas suas últimas horas, que minha cabeça ficou na Gare de Lion.

Depois de um dia maravilhoso na cidade de Rouen, cheguei em Paris na Gare St.Lazare com um sorriso aberto, com fotos linda na memória. Parei para ver novos destinos e então uma voz quase desesperada me aborda: "Por favor, por favor. hablas español?", eu muito calmamente disse..si..

E foi ai que tudo começou.. ela me contava uma história louca de uma tia de 82 anos que a havia expulsado de casa.. de uma viagem de navio, do chile até Paris, detalhe: um navio cargueiro..e que ela só queria ligar pro marido no Chile e chegar em Barcelona..

Quem me conhece sabe que de vez em quando estas coisas me acontecem.. deve ser sina de viajante. Mas enfim, ajudei a Dona Teresa a ligar para o Marcelino, seu marido.. e depois.. ela me pediu pra comprar um bilhete até barcelona. E fomos a enorme fila da SCNF e lá o aviso: vocês precisam ir a Gare de Lion, e lá caminhar 2 minutos a Gare de Asterlitz ( diga-se que são 10 minutos de caminhada)...

Lá fomos nós e uma mala,..desce escada, pega metrô, chega a Gare de Lion..caminha..pergunta..chega a Gare de Asterlitz..e lá no ponto de saída do trem ( que na verdade ia para Port Bou e só depois ela poderia pegar um trem pra Barcelona), o mocinho do controle não deixa Teresa entrar no trem ( detalhe, na Gare de St. Lazare, a moça da SCNF disse que ela poderia comprar o bilhete dentro do trem), e então, voltamos, eu e Teresa para mais uma fila.

Neste meio tempo, o Sr. Marcelino ( marido chileno da Dona Teresa), me manda mil mensagens.. e eu pacientemente vou respondendo que estamos tentando.. Minha cabeça vai do Francês, ao inglês e espanhol numa velocidade retardada e vou ficando confusa.

Enfim, na Gare Asterlitz, nos vendem um bilhete com duas paradas para Barcelona.. o trem sai as 7:20 da manhã seguinte.. Dona Teresa quer ficar lá, sem dormir, tentando entender de que VOIE parte seu trem.  Mas enquanto explico que o local só será colocado no painel, as 7h da manhã, nos damos conta que o trem, na verdade, sai da Gare de Lion.. Ai, que canseira!!

Pegamos um táxi, voltamos a Gare de Lion e deixo a Dona Teresa sentada num banco, aos prantos.. agradecida, nervosas. não sei. Resolvo ligar para os Sr. Marcelino e ela se acalma.

Este foi o final do meu dia.. das 20h as 23:15h, eu conheci alguém e me envolvi na sua história e que sem saber se há mais verdades que mentiras, me deixa aqui, pensando se não vou acordar daqui há 5 horas e colocar a D. Teresa, uma chilena, de uns quase 60 anos, num trem.

A França e seus turistas...

Nenhum comentário: